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TERMINOLOGIAS

"Preparação formal e treinamento especializado ou estudos avançados para obtenção de um certificado oficial ou uma graduação."

De acordo com Bezerra et al. (2020), os seguintes termos devem ser considerados de grande importância:

AÇÕES CORRETIVAS:

ação implementada para orientar e prevenir recidivas de uma não conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável.

AÇÕES PREVENTIVAS:

ação implementada para eliminar as causas de uma possível não-conformidade, defeito ou outra situação indesejável, a fim de prevenir sua ocorrência.

BOAS PRÁTICAS DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE SAÚDE:

componentes da garantia da qualidade que asseguram que os serviços são ofertados com padrões de qualidade adequados.

CULTURA DA SEGURANÇA:

conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde.

DANO:

comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.

DISCLOSURE:

Significa divulgação ou revelação. Um protocolo adotado que preza pela segurança do paciente, partilhando a ocorrência de um erro no cuidado à saúde ao paciente e/ou familiar.

EDUCAÇÃO CONTINUADA:

são programas educacionais destinados a informar os indivíduos sobre recentes avanços em seu campo particular de interesse, inclui cursos de atualização, não pode ser confundido com educação de pós-graduação: preparação formal e treinamento especializado ou estudos avançados para obtenção de um certificado oficial ou uma graduação.

EDUCAÇÃO PERMANENTE:

é uma prática de ensino-aprendizagem, parte da realidade vivida pelos atores envolvidos, através dos problemas enfrentados no dia-a-dia do trabalho e as experiências desses atores como base de interrogação e mudança deve ser inserida de maneira crítica na realidade e sem superioridade do educador em relação ao educando.

EVENTOS ADVERSOS:

é um agravo que resulta em complicação indesejada, decorrente da assistência prestada ao cliente, não atribuído à evolução natural da doença. Os eventos adversos, com ou sem danos, podem ser devido a fatores humanos, fatores organizacionais ou fatores técnicos.

EVENTO ADVERSO GRAVE:

é compreendido como qualquer ocorrência clinica desfavorável que resulta em morte, ameaça ou risco de vida, hospitalização ou prolongamento de uma hospitalização preexistente, incapacidade persistente ou significativa, anomalia congênita ou defeito de nascimento.

EVENTO SENTINELA:

segundo a Organização Nacional de Acreditação – ONA, Evento Sentinela é a “ocorrência inesperada ou variação do processo envolvendo óbito, qualquer lesão física ou psicológica ou o risco de sua ocorrência”. A ocorrência de um evento-sentinela interpreta-se como um sinal de que a qualidade dos serviços pode estar necessitando de ações de melhoria, e, consequentemente, a estrutura e os processos administrativo-assistenciais estejam causando ou aumentando o risco de danos ao cliente.

GARANTIA DA QUALIDADE:

totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.

GESTÃO DE RISCO:

é uma ação de orientação político-administrativa-assistencial que busca ponderar as alternativas para selecionar as práticas operacionais mais apropriadas, integrando os resultados da avaliação de risco com as preocupações sociais, econômicas e políticas para chegar a uma decisão; decide o que fazer com o menor risco.

IDENTIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERIGO:

determina se um agente especifica tem ou não vinculo casual a determinados efeitos sobre a saúde ou outros fatores que são suspeitos de causar danos à saúde.

INCIDENTE COM DANO (EVENTOS ADVERSOS):

incidente atinge o paciente e resulta em lesão ou dano. Exemplo: uma bolsa de sangue foi conectada no paciente errado, foi infundida e o paciente morreu com uma reação hemolítica.

INCIDENTE SEM DANO:

incidente atinge paciente, mas não causa dano. Exemplo: uma bolsa de sangue foi conectada no paciente errado e nada aconteceu com o paciente.

NEAR MISS:

quase incidente, que não atingiu o paciente. Ex: uma bolsa de sangue foi conectada no paciente errado e este incidente foi detectado antes de ser infundido.

NUCLEO DE SEGURANÇA:

Instancia do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas a segurança do paciente.

PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE SAÚDE:

documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para geração de risco visando a prevenção e a mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, alta ou óbito do paciente no serviço de saúde.

REAÇÃO ADVERSA:

qualquer efeito nocivo, não intencional e indesejado de uma droga observado com doses terapêuticas habituais em seres humanos para fins de tratamento, profilaxia ou diagnostico.

RISCO:

probabilidade de um incidente ocorrer.

RISCO ADQUIRIDO:

é o risco adicionado, ou seja, uma parcela que não é decorrente da natureza do processo, procedimento ou daquele que recebe esta ação. Este risco adquirido pode resultar da falha da qualidade na assistência à saúde.

RISCO INERENTE:

É aquele que advém do próprio processo ou procedimento em questão, seja por limitações tecnológicas ou do “estado da arte” desta atividade, ou por características próprias do paciente que está sendo submetido ao um processo ou procedimento.

SEGURANÇA DO PACIENTE:

significa reduzir a um mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde (OMS, 2009).

SERVIÇO DE SAÚDE:

estabelecimento destinado ao desenvolvimento de ações relacionadas à promoção, proteção, manutenção e recuperação da saúde, qualquer que seja o seu nível de complexidade, em regime de internação ou não, incluindo a atenção realizada em consultórios, domicílios e unidades móveis.

TÉCNOLOGIAS EM SAÚDE:

conjunto de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos utilizados na atenção à saúde, bem como, os processos de trabalho, a infra-estrutura e a organização do serviço de saúde.

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  Referências